28 de novembro de 2024 | das 9h às 14h | Auditório do Interlegis – Senado Federal
Fórum Nacional aponta caminhos para melhorar acesso à inovação na saúde no Brasil
A proposta é que os segmentos da saúde, que atuam no processo de inovação, se integrem em ações para disponibilizar à população novos medicamentos, tratamentos e diagnósticos de forma mais rápida e segura.
O Senado Federal Brasileiro, na última quinta-feira (28), foi palco do XV Fórum Nacional de Inovação Tecnológica em Saúde no Brasil. Com a curadoria do Instituto Brasileiro de Ação Responsável, o encontro promoveu diálogos sobre o uso da inovação nos serviços prestados pelo setor. O evento reuniu representantes do legislativo, executivo, da comunidade médica, de bancas jurídicas, setor produtivo e pesquisadores. Os segmentos da saúde que atuam no processo de inovação falaram sobre os desafios que cada um enfrenta nesse caminho. Foi consenso entre os palestrantes que fomentar a inovação na Saúde é essencial para o futuro, mas que é preciso fazer com que a inovação – que permite a criação de novas ferramentas de diagnóstico e de novos medicamentos e tratamentos -, chegue à população. Para atingir esse objetivo, é necessário integrar os entes responsáveis pela tomada de decisão em discussões conjuntas de ações para melhorar o processo de inovação. Dessa forma, o país poderá tomar decisões mais rápidas e promover políticas públicas e iniciativas mais assertivas, permitindo que as inovações tecnológicas melhorem a prestação dos serviços de saúde no Brasil e a qualidade de vida da população.
Participaram do debate a deputada Rosângela Moro, representantes dos Ministérios da Saúde e do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e da Anvisa, INPI, Interfarma, pesquisadores, do setor produtivo e médicos que trouxeram informações sobre como suas instituições e órgãos estão atuando no processo de inovação na Saúde.
A presidente do Instituto Brasileiro de Ação Responsável, Clementina Moreira Alves, abriu os trabalhos ressaltando a importância de trazer para o debate o fomento da inovação tecnológica na saúde. Ela destacou que a pesquisa médica no Brasil está no patamar das melhores do mundo e deu como exemplo a vacina contra o câncer que está sendo desenvolvida no país.
“Quero dizer que isso só está sendo possível porque houve financiamento para a pesquisa. A vacina contra o câncer é uma conquista que salvará vidas e é fundamental trazermos cada vez mais a questão do fomento à inovação e à pesquisa para a pauta. Hoje, conseguimos reunir representantes de todos os segmentos que participam do processo de inovação na saúde, o que possibilitou que, de fato, o diálogo fosse pleno ”, afirmou a presidente do instituto.
O XV XV Fórum Nacional de Inovação Tecnológica em Saúde no Brasil foi um importante evento que reuniu especialistas, autoridades e representantes do setor para discutir políticas, programas e ações destinados a enfrentar os desafios no Brasil e no mundo. Texto detalhado no botão “Pós Release” abaixo.