Clementina Moreira Alves
presidente Instituto Brasileiro da Ação Responsável

Doenças autoimunes são ‘tema delicado e pouco falado’

A presidente do programa Ação Responsável e diretora executiva da agência Íntegra Brasil, Clementina Moreira Alves, destacou a importância de dar cada vez mais visibilidade às discussões sobre doenças autoimunes, na abertura do X Fórum Nacional sobre Medicamentos no Brasil – Doenças Autoimunes, realizado pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável com o apoio do Senado Federal. O evento aconteceu no dia 27 de novembro de 2018, no auditório do Interlegis, em Brasília. Na palestra, Clementina observou que o tema está na pauta do programa há muito tempo e que preciso “fazer essa discussão ter mais ressonância”. .


Eduardo Barbosa
deputado federal (PSDB/MG) e titular na Comissão de Seguridade Social e Família

Mobilização da sociedade pauta o Congresso Nacional

O deputado federal Eduardo Barbosa (PSDB/MG), titular na Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados avalia que a sociedade está se mobilizando cada vez mais para apontar aquilo que a afeta. “Isso tem feito nós mudarmos muito a lógica: é esta mobilização da sociedade é que tem pautado o Congresso Nacional que, por sua vez, provoca o governo, Ministério da Saúde, o poder executivo para começar a trazer políticas bem definidas por áreas específicas e isso é uma mudança conceitual bem importante”, disse o parlamentar.


Mirna Poliana Furtado de Oliveira
coordenadora-geral de Base Química e Biotecnológica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde

Toda a sociedade contribui para aprimorar o atendimento aos portadores de doenças autoimunes

Mirna Oliveira, coordenadora-geral de Base Química e Biotecnológica do Ministério da Saúde, foi uma das palestrantes da Mesa de Abertura do evento. A especialista tratou sobre as parcerias público-privadas  PDPs) do Ministério e abordou a atualização dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas da psoríase, incluindo medicamentos mais novos, que já estão sendo ofertados pelo Ministério.


Gustavo Mendes Lima Santos
gerente de Avaliação de Eficácia e Segurança da Diretoria de Autorização e Registro Sanitário – DIARE da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Avaliação de medicamentos é uma construção coletiva

Gustavo Santos, gerente de Avaliação de Eficácia e Segurança de Medicamentos da Anvisa, estimulou a participação social na construção da demanda de medicamento. Na palestra, o especialista afirmou que “existem os aspectos científicos, médicos e técnicos que são relevantes e próprios da agência reguladora. Mas em uma avaliação custo-benefício é muito importante sabermos qual o cenário nacional”.


Letícia Oba Galvão
doutora, dermatologista e coordenadora dos ambulatórios de Psoríase e Cosmiatria do Hospital Regional da Asa Norte- HRAN

Apesar da evolução, tratamento de psoríase ainda custa caro

De cordo com Letícia Oba Galvão, dermatologista e coordenadora dos ambulatórios de psoríase do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), apesar de o tratamento da doença ter evoluído muito – os quadros severos têm a possibilidade de uso de medicações – ainda existe o alto custo. .


Ivan Ricardo Zimmermann
diretor substituto do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde

Fórum pode enriquecer discussões mais que consultas públicas

Ivan Zimmermann, diretor substituto do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde (MS), elogiou a realização do X Fórum Nacional de Medicamentos no Brasil – Doenças Autoimunes. Na palestra de abertura, o especialista observou que “um fórum como este é essencial, precisamos deste espaço para escutar, pois às vezes não conseguimos ter uma profundidade de debate como este em um consulta pública”.


André Vicente Esteves de Carvalho
médico responsável pelo atendimento de psoríase e pesquisador do Centro de Pesquisa no Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre

Deve-se alertar que psoríase é sistêmica, grave e pode matar

André Carvalho, médico responsável pelo atendimento de psoríase no Hospital Moinhos de Vento de Porto Alegre, fez um alerta quanto à gravidade da doença. Na palestra, o médico esclareceu que a psoríase, além de afetar a qualidade de vida do paciente, pode trazer danos a longo prazo e diminuição do tempo de vida.


Geórgia Antony Gomes de Matos
especialista em Desenvolvimento Industrial, Gerência de Promoção da Saúde, Unidade de Saúde e Segurança na Indústria – SESI

Sistema de saúde de qualidade é interesse do setor produtivo

O impacto no setor produtivo, de um sistema de saúde que funcione corretamente, foi o tema da palestra de Geórgia de Matos, responsável pela Unidade de Saúde e Segurança na Indústria do Serviço Social da Indústria (Sesi), durante o evento. Na ocasião, a especialista observou que “o setor produtivo tem muito interesse que a saúde funcione isso é uma questão prioritária”.


Fernanda Fernandes
vereadora PP/RS da Câmara Municipal de Esteio – RS

Falta de dados dificulta implementação de políticas públicas para pacientes com psoríase

A vereadora da cidade de Esteio (RS), Fernanda Fernandes (Progressistas), apresentou as experiências desenvolvidas pela Câmara Municipal voltadas aos pacientes de psoríase. Fernanda salientou que o fato de não ter um número específico de quantos pacientes existem no município dificulta o desenvolvimento de políticas públicas e acesso a mais medicamentos no SUS e na rede particular.


Gustavo San Martin
diretor executivo da AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose

Paciente tem de fazer parte de todo o processo

A participação do paciente nas discussões, que vão desde a avaliação de tecnologia até o momento da incorporação por si, seja no setor público ou privado, foi a ênfase da palestra de Gustavo San Martin, diretor-executivo da Amigos Múltiplos pela Esclerose (AME). San Martin enfatizou que geralmente o paciente é, no máximo, consultado e louvou as discussões no encontro.


Gladis Lima
presidente da Psoríase Brasil

Psoríase pode levar à depressão e a ideias suicidas

A conscientização dos efeitos psicológicos da psoríase, que deixam pacientes com ideação suicida e pensamentos depressivos, foi o alerta da presidente da Psoríase Brasil, Gladis Lima. Ela foi uma das palestrantes da Mesa Técnica do evento, realizado no auditório do Interlegis, em Brasília.


Para acessar textos, fotos e palestras do evento Clique Aqui