Clementina Moreira Alves

Presidente do Instituto Brasileiro da Ação Responsável

Sociedade deve discutir mais políticas públicas para prevenção e tratamento do câncer

A presidente do Instituto Brasileiro de Ação Responsável, Clementina Moreira Alves, destacou a importância da prevenção e da qualidade de vida para os pacientes com câncer e ressaltou que a sociedade deve cobrar por políticas públicas para o tratamento e prevenção.

Silvia Cristina

Deputada Federal (PDT-RO)

Falta de recursos para tratamento do câncer se vence com prevenção e diagnóstico precoce

A deputada Silvia Cristina (PDT-RO), Coordenadora da Frente Parlamentar em Prol da Luta contra o Câncer, defendeu que a falta de recursos para o tratamento de câncer no Brasil pode ser vencido com medidas preventivas.

Clérie Fabiana

Suplente da Senadora Selma Arruda (Podemos-MT)

Mato Grosso tem hospital referência para o tratamento oncológico no Centro Oeste

A suplente da senadora Selma Arruda (Podemos-MT), Clérie Fabiana, participou da Mesa de Abertura do IV Fórum Nacional sobre Câncer: Avanços no Tratamento, Tecnologia e Suporte ao Paciente, realizado pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, no dia 08 de outubro de 2019, em parceria com o Senado Federal. Em sua fala, ressaltou o hospital referência para tratamento oncológico no Centro Oeste, que fica em Mato Grosso e atendeu, só em 2018, 123 mil pacientes.

Carmem Zanotto

Deputada Federal (Cidadania-SC)

País deve evoluir pra não precisar de leis que obriguem prazo de tratamento do câncer

A deputada federal Carmen Zanotto (Cidadania-SC), autora da Lei 12.732 de 2012 , que obriga o prazo máximo de 60 dias para o tratamento do câncer na rede pública de saúde, afirmou que espera o dia em que o Brasil não necessite mais de leis iguais a essa, uma vez que o Poder Público terá clareza de que a cura depende do diagnóstico e tratamento precoce da doença.

Dr. Frederico

Deputado Federal (Patriota-MG)

É necessário fomentar mais políticas públicas voltadas às doenças raras

O deputado federal Dr. Frederico (Patriota-MG) afirmou que avalia como bons os impactos das políticas públicas para o diagnóstico e tratamento do câncer no Brasil. “Nós observamos a maior incidência de câncer em países desenvolvidos, que enfrentaram os problemas de saúde pública e conseguiram vencer o problema”, observou.

Flávio Vicente

Suplente do Senador Flávio Arns (Rede-PR)

Informação é a melhor aliada para viabilizar tratamentos em saúde no Brasil

Flávio Vicente, suplente do senador Flávio Arns (Rede-PR), enfatizou a importância da informação, análise e divulgação de dados para a formulação de leis que viabilizem o tratamento da saúde no Brasil.

Laís Santana Dias

Assessora da Segunda Diretoria da Anvisa

Especialista esclarece protocolos para medicamentos que tratam o câncer

A Assessora da Segunda Diretoria da Anvisa, Lais Santana Dantas,  apresentou os protocolos obrigatórios para a liberação de uso de medicamentos para tratamento de câncer e outras doenças.

Eduardo Gomes de Sousa

Analista de Políticas Sociais do Ministério da Saúde

Incidência de câncer deve aumentar 70% nas duas próximas décadas

O analista técnico de Políticas Sociais da Coordenação da Coordenação Geral de Atenção Especializada, do Ministério da Saúde, Eduardo Gomes de Sousa, alertou sobre o aumento da incidência do câncer nos próximos anos. Ele falou sobre a rede de atendimento em oncologia no Brasil e sobre os principais desafios para o tratamento da doença na Mesa Técnica.

Hiroyuki Mike

Analista de Políticas Sociais do Ministério da Saúde

Diagnóstico tardio de câncer na rede pública de saúde dificulta tratamento

Auditoria realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU) mostra que o diagnóstico do câncer na rede pública de saúde não está sendo realizado em tempo de reduzir as fases agudas da doença, antes do início do tratamento. Os dados foram apresentados pelo coordenador do trabalho, auditor Hiroyuki Mike.

Aline Chaves Andrade

Oncologista e membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica

Medicamentos modernos aumentam sucesso em 20% dos casos graves de câncer

A oncologista e membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Aline Chaves Andrade, apresentou novos dados sobre o aperfeiçoamento do tratamento de câncer no Brasil. A médica citou tratamentos com respostas rápidas, com baixa toxicidade para o paciente e taxa de cura de 20% para casos graves.

Daniel Girardi

Oncologista do Hospital Sírio-Libanês

Diagnóstico do câncer nas redes pública e privada ainda são díspares no prazo

De acordo com Girardi, o paciente leva cerca de 40 dias para a primeira consulta com um especialista no Hospital de Base. Já na rede privada, é comum ter o resultado da biópsia e outros exames no mesmo dia da primeira consulta.

Tiago Matias

Diretor Jurídico do Instituto Oncoguia

Câncer no Brasil mata mais que terrorismo no resto do mundo

Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que, em 2018, 217 mil pessoas morreram durante o tratamento do câncer no Brasil. No mesmo período, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), em regiões de conflito declarado, o número de mortes é dez vezes menor.

Pedro De Marchi

Oncologista do Hospital de Amor

Imunoterapia está revolucionando o tratamento do câncer no Brasil

O oncologista do Hospital de Amor, antigo Hospital do Câncer de Barretos, Pedro de Marchi, revelou que os novos tratamentos de imunoterapia representam um enorme avanço para a cura da doença. O paciente recebe medicamento por injeção ou comprimidos e fortalece o sistema imunológico para o combate às células do câncer.

Para acessar textos, fotos e palestras do evento Clique Aqui