Clementina Moreira Alves
presidente Instituto Brasileiro da Ação Responsável

SUS é conquista dos cidadãos e deve ser comemorada

O Instituto Brasileiro de Ação Responsável e o Senado Federal realizaram, em parceria, o Fórum Internacional – 30 anos do SUS e o autocuidado para a promoção da saúde. O evento foi no dia 26 de junho de 2018, no auditório do Interlegis, em Brasília. Ao dar as boas-vindas aos participantes, a presidente do Programa Ação Responsável, Clementina Moreira Alves, enfatizou a necessidade de se comemorar os 30 anos do Sistema Único de Saúde, modelo que após três décadas ainda orienta várias iniciativas mundiais semelhantes.


Dep. federal Saraiva Felipe (MDB/MG)
ex-ministro da Saúde

Reforma tributária é essencial para sustentabilidade do SUS

O deputado federal Saraiva Felipe (MDB-MG) defendeu a aprovação de uma Reforma Tributária urgente para garantir a sustentabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS). O parlamentar, que também foi ministro da Saúde, participou da abertura do Fórum Internacional – 30 anos do SUS e o autocuidado para a promoção da saúde, realizado pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, com o apoio do Senado Federal. O evento ocorreu no dia 26 de junho de 2018, no auditório do Interlegis, em Brasília.


Allan Sousa
diretor substituto do Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS/MS)

Atenção básica de qualidade é fundamental para sucesso do SUS

Allan Sousa, diretor substituto do Departamento de Atenção Básica (DAB/SAS), do Ministério da Saúde, avalia que a efetividade do Sistema Único de Saúde passa pela boa organização da atenção básica ao cidadão. Sousa foi um dos palestrantes da abertura do Fórum Internacional – 30 anos do SUS e o autocuidado para a promoção da saúde, realizado pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, com o apoio do Senado Federal. O evento ocorreu no dia 26 de junho de 2018, no auditório do Interlegis, em Brasília.


Ronald Ferreira dos Santos
presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS)

Conselho defende comprometimento político em prol do SUS

Políticos que não se comprometem com a existência e a viabilização do SUS não merecem o voto popular de acordo com Ronald Ferreira dos Santos, presidente do Conselho Nacional de Saúde ​(CNS). Ferreira foi um dos palestrantes do Fórum Internacional – 30 anos do SUS e o autocuidado para a promoção da saúde, realizado pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, com o apoio do Senado Federal. No evento, que ocorreu no dia 26 de junho de 2018, no auditório do Interlegis, em Brasília, o presidente do Conselho apresentou um documento cobrando esse compromisso dos políticos.


Jaime Nadal Roig
representante no Brasil do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA/ONU)

Experiência brasileira com o SUS colaborou para implantação do modelo em outros países

Jaime Nadal Roig, representante no Brasil do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA/ONU) elogiou o SUS na atenção à saúde dos mais necessitados e afirmou que o modelo, junto com a experiência brasileira, colaborou com a implantação de sistemas semelhantes em outros países. Nadal foi um dos palestrantes da mesa de abertura do Fórum Internacional – 30 anos do SUS e o autocuidado para a promoção da saúde, realizado pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, com o apoio do Senado Federal. O evento ocorreu no dia 26 de junho de 2018, no auditório do Interlegis, em Brasília.


Alessandra Schneider
assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS)

Problemas de saúde pública requerem concentração de esforços

Alessandra Schneider, assessora técnica do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), defendeu a concentração de esforços políticos, técnicos e recursos para o enfrentar os problemas públicos de saúde mais relevantes. A especialista participou do do Fórum Internacional – 30 anos do SUS e o autocuidado para a promoção da saúde, realizado pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, com o apoio do Senado Federal. O evento foi no dia 26 de junho de 2018, no auditório do Interlegis, em Brasília.


Mirna Poliana Furtado de Oliveira
coordenadora-geral de Base Química e Biotecnológica do DECIIS/SCTIE/MS

Parcerias com a iniciativa privada melhoram o SUS

Inovação e eficiência são alguns dos resultados das parcerias para o desenvolvimento produtivo (PDPs) firmadas com vistas a melhorar o Sistema Único de Saúde. O tema foi o assunto da palestra de Mirna Poliana Furtado de Oliveira , coordenadora-geral de Base Química e Biotecnológica do DECIIS/SCTIE/MS. Ela foi uma das integrantes da mesa técnica do Fórum Internacional – 30 anos do SUS e o autocuidado para a promoção da saúde, realizado pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, com o apoio do Senado Federal. O evento ocorreu no dia 26 de junho de 2018, no auditório do Interlegis, em Brasília.


Danielle Keylla Alencar Cruz
assessora técnica da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição – DAB/SAS/MS

Promoção da saúde é estratégia para as ações de atenção básica

Fortalecer a promoção da saúde nos cuidados da atenção básica é uma estratégia eficaz na política do SUS, de acordo com Danielle Keylla Alencar Cruz​, assessora técnica da Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição – DAB/SAS/MS. A especialista integrou a mesa técnica do Fórum Internacional – 30 anos do SUS e o autocuidado para a promoção da saúde, realizado pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, com o apoio do Senado Federal. O evento foi no dia 26 de junho de 2018, no auditório do Interlegis, em Brasília.


Alexia Escobar
coordenadora de projeto na ONG White Ribbon Alliance

Projeto leva educação sobre saúde básica para mulheres indígenas na Bolívia

Os resultados de uma inciativa pioneira para oferecer educação sobre saúde básica para mulheres de comunidades indígenas na Bolívia foi o tema da palestra, em espanhol, de Alexia Escobar, coordenadora do White Ribbon Alliance, no Fórum Internacional – 30 anos do SUS e o autocuidado para a promoção da saúde. A especialista participou da mesa técnica do evento que foi realizado pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, com o apoio do Senado Federal, no dia 26 de junho de 2018, no auditório do Interlegis, em Brasília.


Harley Nascimento
coordenador-geral do Fundo POSITHiVO

Fundos privados são aliados de políticas públicas em saúde no Brasil

Harley Nascimento, coordenador-geral do Fundo Posithivo, tratou dos desafios dos fundos privados para selecionar projetos que colaborem com políticas públicas de saúde no Brasil. O especialista participou da mesa técnica do Fórum Internacional – 30 anos do SUS e o autocuidado para a promoção da saúde, realizado pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, com o apoio do Senado Federal. O evento ocorreu no dia 26 de junho de 2018, no auditório do Interlegis, em Brasília.


Jairo Bisol
promotor titular da 1a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (PROSUS/MPDFT)

Promotor explica quais desafios o SUS ainda deve enfrentar nos próximos anos

De acordo com Jairo Bisol, promotor de defesa da saúde do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, o SUS tem imensos desafios desde suas origens. A falta de uma base financeira e o modelo de atenção ainda são desafios para o sistema. Bisol encerrou a mesa técnica do Fórum Internacional – 30 anos do SUS e o autocuidado para a promoção da saúde, realizado pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável, com o apoio do Senado Federal. O evento ocorreu no dia 26 de junho de 2018, no auditório do Interlegis, em Brasília.


Para acessar textos, fotos e palestras do evento Clique Aqui