Especialistas e líderes do setor de energia se reuniram, ontem (21), no Senado Federal para discutir a transição energética sustentável e as metas de neutralidade de carbono estabelecidas pelo Acordo de Paris. O Seminário Internacional de Transição Energética – Rumo à Neutralidade Carbônica, realizado no Auditório do Interlegis, destacou a importância de ações estratégicas nesse processo.

Durante o evento, a presidente do Instituto Brasileiro de Ação Responsável, Clementina Moreira Alves, contextualizou os últimos 23 anos do Setor de Energia e pontuou os desafios e oportunidades, ressaltando o Acordo de Paris e as metas a serem alcançadas na Agenda 2030 da ONU, rumo a descarbonização. O pesquisador Thiago Mendes abordou a história das energias renováveis, alertando sobre a acumulação de gases de longa duração na atmosfera.

Luciana Costa, diretora do BNDES, enfatizou a posição do Brasil como líder em energias limpas e renováveis. Mariana Espécie, diretora de Transição Energética do Ministério de Minas e Energia, destacou a política nacional para o setor, incluindo o Programa Nacional do Hidrogênio.

Jean-Pierre Bou, representante da União Europeia, compartilhou a visão europeia sobre a transição energética, enquanto George Yun, do Ministério dos Transportes, ressaltou a importância da colaboração para uma transição eficiente. Jorge Gildi, especialista em finanças sustentáveis do Banco do Brasil, apresentou as estratégias do banco na área de energia.

O ponto alto do evento foi o lançamento do “Manifesto da Hub Global de Transição Energética | GHTE, Global Hub on Energy Transition – Rumo à Neutralidade Carbônica”, destacando a importância da cooperação global e delineando compromissos para acelerar a transição energética. A Hub Global de Transição Energética será o palco da criação do Clube Global de Transição Energética, que reunirá as principais lideranças do Setor. Acesse o Manifesto.

O Seminário Internacional de Transição Energética reuniu representantes do setor público, privado e acadêmico, consolidando-se como um espaço crucial para o debate e a promoção de ações concretas em prol de um futuro mais sustentável. O evento foi marcado pela diversidade de ideias e propostas, refletindo a urgência e a complexidade dos desafios enfrentados na transição para uma matriz energética mais limpa e sustentável.

Veja a cobertura completa na página do evento. Acesse aqui!