Em 2021, o Brasil pode se tornar o terceiro maior mercado de geração distribuída de energia solar do mundo!

O movimento da geração de energia solar é incentivado por regulamentações que permitem que os sistemas sejam cada vez mais usados para reduzir a conta de energia no final do mês e diminuir os poluentes lançados ao meio ambiente.

Com uma taxa de crescimento anual de aproximadamente 40% para o mercado durante os próximos cinco anos – conforme apontado pelas empresas Jinko Solar e Solar Power Europe – podemos projetar um forte crescimento na geração de energia solar no país. A matriz energética favorece essa perspectiva.

As associações preveem que que o Brasil pode instalar cerca de 10,1 GW de energia fotovoltaica até e 2023. Segundo os autores, a energia solar instalada no país pode crescer de 2,34 GW em 2018 para 12,5 GW no final de 2023.

Impostos de importação zerados

O governo brasileiro anunciou em julho de 2020, uma medida que zera o imposto de importação sobre alguns equipamentos voltados à geração de energia solar. A quantidade de componentes isentos de imposto de importação chega a 109.

Os equipamentos de energia solar terão os impostos de importação zerados até o final de 2021, conforme a previsão do governo. Isso torna a adoção da tecnologia ainda mais vantajosa. É uma oportunidade de crescimento exponencial para todo o setor.

Entre os produtos com isenção de taxas estão: inversores fotovoltaicos, conversores estáticos para sistemas solares e amortecedores de trackers. Também entram na lista os rastreadores solares, que são aproveitados em grandes usinas para acompanhar a posição do sol, o que aumenta a produtividade da unidade.

Embora projetos de grande porte devam ser os mais beneficiados com a isenção, o setor também auxilia os sistemas de energia solar menores, que são instalados em residências ou prédios comerciais, por exemplo.

Navio de importação transportando containers

Perspectiva de longo prazo

Mesmo com os desafios consequentes da pandemia pela Covid-19, o Brasil está vivendo o seu melhor ano em termos de expansão da energia solar fotovoltaica.

Crescem as expectativas enquanto o crescimento do mercado de energia solar, tanto para 2021 quanto para os próximos anos. Com mais facilidades para adquirir os sistemas, o acesso a geração de uma das energias mais limpas está cada dia mais presente na vida da população.

A energia solar fotovoltaica deve passar por uma expansão significativa no Brasil nos próximos 30 anos e atingir até 90 GW apenas em geração centralizada, de acordo com o Plano Nacional de Energia 2050.

A Opus Solar acredita que todos devem fazer a sua parte para transformar o mundo em um lugar melhor e com melhores condições ambientais. Para te auxiliar nesse processo, oferecemos diversos produtos para geração de energia solar, com qualidade e preços acessíveis.

Acesse o site e conheça mais sobre nós.

Fontes: Absolar, gov.br e Portal Solar