Descrição: O Brasil é o primeiro produtor e exportador de café, açúcar, álcool e sucos de frutas, além de liderar o ranking das vendas externas de soja, carne bovina, carne de frango, tabaco, couro e calçados de couro. Porém, ainda enfrenta barreiras cada vez mais duras dos mercados internacionais, em especial, nos quesitos qualidade e rastreabilidade do processo produtivo. Fatores como desinformação e pré-conceito com a atividade agropecuária transformam o grande herói do superávit brasileiro em vilão com relação ao uso não sustentável de insumos e da ocupação da terra. Avaliar o risco do uso de insumos na produção e principalmente daqueles associados ao consumo de alimentos com resíduos de agrotóxicos pela população em geral é um desafio complexo. O tema vem sendo alvo sistemático de audiências públicas na Câmara dos Deputados e no Senado Federal e não é vislumbrado um cenário melhor a curto prazo. Com a finalidade de dar sequência ao importante debate no tema, o Programa Ação Responsável promove o IV Fórum Nacional de Agronegócios no Brasil. As inscrições são gratuitas.

Público: Governos (Poder Legislativo, Executivo e Judiciário); Setor Privado (Indústrias e Comércio); Profissionais do Setor; Redes Virtuais; Mídias Impressas; Instituições Nacionais e Internacionais; Centros de Pesquisa; Universidades e Terceiro Setor.

Instituições parceiras: Congresso Nacional; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento – PNUD; Agência Íntegra Brasil e Interlegis

Serviço: IV Fórum Nacional de Agronegócios no Brasil
Local: auditório Antônio Carlos Magalhães do Interlegis – Senado Federal (Brasília/DF)
Data: 20 de outubro de 2016, quinta-feira

Realização: Instituto Brasileiro de Ação Responsável
Coordenação: Agência de Integração à Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social do Brasil – Íntegra Brasil