Instituto Brasileiro de Ação Responsável

A importância da conservação dos solos para a produção de alimentos no mundo

E-mail Imprimir PDF

conservação do solo site“O Brasil tem boas práticas na área de conservação de solos, mas é preciso divulgá-las ainda mais entre os agricultores, como por exemplo a integração lavoura – pecuária – floresta. A conservação de solos é um tema chave para toda a humanidade”, destacou esta manhã o Representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic, durante o seminário Conservação de solo: Sustentabilidade na produção de alimentos e na segurança hídrica, realizado em Brasília (DF). O evento foi promovido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) em comemoração ao Dia Nacional da Conservação do Solo, celebrado no dia 15 de abril.

Bojanic participou do painel Atuação da FAO como fórum multilateral no fomento à conservação de solos no Brasil e no mundo. O Representante fez um alerta para o crescimento mundial de áreas degradadas e desertificação no mundo. “33% dos solos no mundo estão degradados”, disse.

Segundo Bojanic, as áreas degradadas na América Latina correspondem a 14% das áreas no mundo; no Caribe corresponde a 26% e na América do Sul contabiliza 14% da degradação mundial. Dezoito países na América Latina possuem mais de 20% do seu território degradado.

“A conservação dos solos é um tema muito importante para a FAO, inclusive em 2015 tivemos o Ano Internacional dos Solos para poder conscientizar a sociedade civil e os responsáveis pela tomada de decisões sobre a profunda importância do solo para a humanidade”, afirmou.

Elo entre segurança alimentar e uso da terra
Segundo o Representante da FAO no Brasil, 95% dos alimentos vêm da terra e, por isso, torna-se tão importante a conservação dos solos para a sobrevivência da humanidade. A saúde do solo e a sua fertilidade têm uma influência direta sobre o conteúdo de nutrientes de nossas culturas alimentares.

Ele também alertou para a necessidade de aumentar em 60% a produção de alimentos em qualidade e quantidade para alimentar a população mundial já que, em 2050, a população mundial será 29% maior que a atual, o crescimento maior ocorrerá nos países em desenvolvimento e 70% da população será urbana.

Parceria em prol dos solos
Bojanic também destacou uma ação global criada, a Parceria Mundial do Solo (Global Soil Partnership, em inglês), que envolve 400 integrantes, entre membros da FAO e outros parceiros (universidades, ONGs, etc). Esta ação visa promover a gestão sustentável dos recursos do solo e melhorar a governança global para proteção a sua proteção e produtividade sustentável; incentivar investimento, cooperação técnica, educação política, conscientização e extensão nos solos; promover pesquisa sobre o tema; entre outros.

O Dia Internacional do Solo, aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas de 2013, é celebrado anualmente todo 5 de dezembro, como forma de levantar atenção para a importância da saúde dos solos e para a gestão sustentável dos recursos do solo.

Fonte: FAO

Estais aqui Página Principal Notícias A importância da conservação dos solos para a produção de alimentos no mundo