Instituto Brasileiro de Ação Responsável

E-mail Imprimir PDF

X Fórum Nacional sobre Inovação Tecnológica em Saúde no Brasil
24 de abril de 2018 - Brasília

Inscrições encerradas. Caso você tenha interesse em participar do evento, favor comparecer ao auditório do Interlegis (anexo E do Senado Federal) com antecedência de 1h.

Descrição: Integrantes do governo, agências reguladoras, parlamentares, especialistas, pesquisadores e profissionais do setor produtivo público e privado reunidos para debater medidas de estímulo e desenvolvimento na área da saúde. Essa é a expectativa para o X Fórum Nacional de Inovação Tecnológica em Saúde no Brasil, que será realizado no dia 24 de abril, em Brasília. O evento, promovido pelo Instituto Brasileiro de Ação Responsável em parceria com o Senado Federal, está marcado para as 14h, no auditório do Interlegis (anexo “E”, Senado). As inscrições são gratuitas. E atenção: o número de vagas é limitado!

Os temas em debate nesta edição são Inovação Tecnológica em Saúde e Complexo Produtivo no Brasil; Incorporação Tecnológica e Revisão dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDTs); Ambiente regulatório favorável à inovação; A Tecnologia a Favor do Coração; e Impacto Social, Econômico e Científico.

O objetivo do Fórum é promover um espaço para reflexão e debate para subsidiar a construção de propostas de políticas que venham a contribuir de fato para a ampliação do acesso às novas tecnologias da saúde, por meio de ações conjuntas entre o governo, o setor produtivo público e privado e a academia.

Foram convidados para participar dos debates integrantes dos Ministérios da Saúde (MS), da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI), da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática do Senado, da Comissão Especial da Câmara destinada a estudar o processo de inovação e incorporação tecnológica no complexo produtivo da saúde, no Brasil e no mundo, do Instituto do Coração do Triangulo Mineiro e Associações da Indústria Farmacêutica.

 

Público: governos (Legislativo, Executivo e Judiciário); setor privado (indústrias e comércio); profissionais do setor; redes virtuais; instituições nacionais e internacionais; centros de pesquisa; universidades e terceiro setor.

Instituições parceiras: Congresso Nacional; Ministério da Saúde; Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD; Agência Íntegra Brasil e Interlegis.

Serviço: X Fórum Nacional sobre Inovação Tecnológica em Saúde no Brasil
Local: Auditório Antonio Carlos Magalhães no Interlegis (Senado Federal), Brasília/DF
Data: 24 de abril de 2018, terça-feira, das 14 às 18h
Realização: Instituto Brasileiro de Ação Responsável
Coordenação: Agência de Integração à Saúde, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social do Brasil - Íntegra Brasil

Programação:

14h00 - Painel de abertura de Abertura

• Marco Antonio de Araujo Fireman - secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde
• Fernando de Nielander Ribeiro - analista da Presidência da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP)
• Luiz Henrique Mourão do Canto Pereira – coordenador-geral de Saúde e Biotecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC)
• José Guilherme Moreira Ribeiro - coordenador especial de Tecnologia de Informação em Saúde - Secretaria de Saúde DF
• Leandro Rodrigues Pereira - gerente-geral da Gerência de Tecnologia de Produtos para Saúde - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)
• parlamentares representantes da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática - Congresso Nacional
• parlamentares representantes da Comissão Especial destinada a estudar o processo de inovação e incorporação tecnológica no complexo produtivo da saúde, no Brasil e no mundo (CETECSAU) - Congresso Nacional
• parlamentares representantes da Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal
• parlamentares representantes da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados 

15h30 - Temas de diretrizes aos trabalhos do dia:
 Inovação tecnológica em saúde e complexo produtivo no Brasil
 Incorporação tecnológica e revisão dos PCDTs
 Ambiente regulatório favorável à inovação
 Impacto social, econômico e científico
 Case: Programa LATIN de Telemedicina – A tecnologia a favor do coração

• Daniel Zanetti Scherrer - representante do Departamento de Gestão e Incorporação de Tecnologias em Saúde (DGITS/SCTIE) do Ministério da Saúde
• Flávio de Oliveira Gonçalves - assessor técnico do Departamento do Complexo Industrial e Inovação em Saúde (DECIIS/SCTIE) do Ministério da Saúde
• Henrique Tada – diretor técnico executivo da Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Nacionais (ALANAC)
• Rodrigo Silvestre – especialista em inovação na saúde
• Dr. Roberto Botelho – médico cardiologista e diretor do Instituto do Coração do Triângulo Mineiro

Moderador: João Sanches – especialista em inovação e desenvolvimento do complexo industrial da saúde

Estais aqui Página Principal Notícias X Fórum Nacional sobre Inovação Tecnológica em Saúde no Brasil