Instituto Brasileiro de Ação Responsável

Vídeos - IX Fórum Nacional de Medicamentos no Brasil - Diabetes

E-mail Imprimir PDF

Clementina Moreira Alves

O diabetes deve ser enfrentado com políticas públicas de prevenção

A presidente do Programa Ação Responsável e diretora executiva da Agência Íntegra Brasil, Clementina Moreira Alves, destacou a importância da prevenção no combate à diabetes. O programa reuniu parlamentares e especialistas para tratar do assunto no IX Fórum Nacional de Medicamentos no Brasil - Diabetes, no dia 21 de setembro, em Brasília. "Debates iguais a este existem para dar voz e legitimidade aos problemas de saúde”, destacou.


  Carmen Zanotto

Distribuição de insulina pelo SUS em 2018 é avanço

A distribuição de insulinas análogas de ação rápida para Diabetes Mellitus Tipo 1, previstas para distribuição a partir de janeiro de 2018 foi positivamente destacada pela deputada federal Carmen Zanotto (PPS-SC). “Cabe a nós, a cada gestor, e a nós do parlamento, construir e consolidar cada vez mais esse sistema público de saúde. Cada um de nós, precisamos ser construtores, ajudando na implementação desta política pública”, disse, referindo-se às insulinas análogas a serem disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS).



Leonardo Quintão

Falta de informação e diagnóstico adequado dificultam combate ao diabetes

O deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG) foi um dos integrantes da mesa de abertura do evento. O parlamentar falou da dificuldade de informação e do diagnóstico do diabetes . “Há uma decisão quando se tem a informação. Mas, boa parte da população brasileira não sabe que tem diabetes”, alertou.


Antônio Raimundo Leal Barbosa

Ministério está otimizando fluxo de compra de insulinas

O trabalho de otimização do fluxo de compra das insulinas no Ministério da Saúde foi o assunto abordado por Antônio Raimundo Leal Barbosa, em sua participação nesta edição do Fórum. Barbosa, que é coordenador geral de Assistência Farmacêutica Básica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, elogiou o debate sobre o diabetes.


Cinthia Vieira

Distúrbios renais e diabetes estão fortemente relacionados

Cinthia Vieira, da Sociedade Brasileira de Nefrologia, se disse honrada em participar do IX Fórum Nacional de Medicamentos no Brasil - Diabetes. “Sabe-se que o diabetes é um grande desafio para a saúde pública. Sabe-se que um a cada dez brasileiros apresenta um tipo de deficiência renal no Brasil e a relação entre distúrbios renais e o diabetes está fortemente associada”, pontuou. Para ela, não há nada mais lógico do que estas duas sociedades se unirem para trabalhar em conjunto.


 Hermelinda Pedrosa

Precisão de dados permite prevenir melhor o diabetess

Hermelinda Pedrosa, assessora para Assuntos Governamentais da Sociedade Brasileira de Diabetes, tratou sobre o papel da SBD no evento. De acordo com a especialista, além do tratamento é importante focar principalmente na prevenção usando dados mais precisos. “Quando se tem uma radiografia melhor do problema, pode-se então, de fato, atingir um maior número de pessoas”, observou.


Karla Melo

Dispositivos e medicamentos colaboram para potencializar tratamento de diabetes

Karla Melo, endocrinologista e médica colaboradora da equipe de diabetes do Hospital das Clínicas da FMUSP, foi uma das conferencistas presentes na mesa técnica do evento. A especialista abordou os dispositivos e insulinas disponíveis, e em constante processo de evolução, que ajudam no tratamento do diabetes. "Se queremos evoluir, temos que pensar em otimizar recursos possibilitando equidade no tratamento", alertou.


Balduino Tschiedel

Hipoglicemia é fator essencial a considerar no tratamento do diabetes

O diretor presidente do Instituto da Criança com Diabetes de Porto Alegre, Balduino Tschiedel, chamou a atenção para a importância que deve ser dada à hipoglicemia em pacientes portadores de diabetes. De acordo com o médico, há inúmeros sintomas de hipoglicemia que limitam a vida dos pacientes, a pior seria a “sensação de morte eminente”.


  Vanessa Pirolo

Especialista explica fatores que impedem adesão a tratamento contra diabetes

Vanessa Pirolo, conselheira da ADJ Diabetes Brasil, explicou quais os fatores que impedem maior adesão ao tratamento de diabetes no Brasil. De acordo com a especialista, a falta de medicamentos essenciais e a deficiência na capacitação dos profissionais de saúde são alguns deles.


   

Albertina Duarte Takiute abre o II Fórum Nacional de Planejamento Reprodutivo

  Para acessar textos, fotos e palestras do evento Clique Aqui


 

 

 

 

Albertina Duarte Takiute abre o II Fórum Nacional de Planejamento Reprodutivo

 

 

 

 

 

Estais aqui Home